3 de março de 2007

Escândalo na Universidade Independente

Os antigos alunos da Universidade Independente estão revoltados!

É necessário observar com orgulho diplomas universitários recordando as experiências vividas nas universidades ignorando escândalos que ocorrem não com alunos mas sim com “ladrões” que mais tarde ou mais cedo são apanhados. Existem momentos na vida que merecem ser recordados para a eternidade.

“Os licenciados de Portugal deverão ser considerados uma elite e não contribuindo para o aumento do desemprego”.

Quando a qualquer momento o escândalo rebentasse iríamos sempre querer estar com o canudo já nas mãos a custo de muito estudo e esforço. Guardo a fita da bênção das fitas assinada por Luís Arouca com orgulho.

A Universidade Independente (UNI), suspendeu aulas na sequência da demissão das direcções executiva e académica e do afastamento do vice-reitor, Rui Verde, e de membros da direcção.

O anúncio da reitoria de que as aulas estavam suspensas, apanhou de surpresa professores e alunos da instituição que funcionava há 14 anos em Lisboa.

Em horário nobre a SIC emitiu um directo enquanto decorria o Jornal da Noite. O reitor da Instituição, Luís Arouca, declarou que em causa estão suspeitas quanto à gestão de dinheiros da instituição pois alguns membros apresentam vidas luxuosas e suspeita-se de branqueamento de capitais.

Procuro acreditar que em Portugal a justiça é morosa mas não falha. Um dia a verdade é escutada não apenas por um pequeno grupo de pessoas que sussurram com receio de serem escutadas.

Existem sempre pessoas que procuram dinheiro fácil à conta do sacrifício de outras pessoas.

Acredito na doutrina filosófica grega fundada por Antístenes de Atenas (444-365 a. C.) que prescrevia a felicidade de uma vida simples e natural através de um completo desprezo por comodidades, riquezas, apegos, convenções sociais e pudores.

O cinismo é uma atitude ou carácter de uma pessoa que revela descaso pelas convenções sociais e pela moral vigente, impudência, desfaçatez e descaramento… a palavra cinismo no sentido corrente está associada a algo que incomoda e a valores negativos mas na realidade quando se chama uma pessoa de cínica é um elogio. É positivo dizer a verdade sorrindo encarando a falsidade.

A coragem do reitor é notável sendo inteligente e culto. Basta de hipocrisia. No passado deverão ficar as situações fraudulentas, salários em atraso de alguns funcionários, as obras nas instalações para acalmar os ânimos das vozes que reclamavam e tantas outras situações vergonhosas.

A função de um reitor é estar sempre presente quando mais é necessário tentando combater injustiças lutando calmamente por uma mudança fundamentada... Existem pessoas persistentes lutando para que o bem vença sobre o mal mas a universidade encerrou!

A Universidade Independente está de parabéns!

Para mais tarde recordar ficam nomes conhecidos na nossa sociedade:

José Sócrates; Emídio Rangel; Júlia Pinheiro; Margarida Rebelo Pinto; Carlos Fino; Cristina Ferreira; La Féria; Alberto João Jardim;

1 comentário:

Anónimo disse...

Como ex-aluna da UNI gostava de um dia poder dizer aos meus filhos, netos e bisnetos onde se localiza a universidade que frequentei... Explicar que a universidade encerrou é irreal!