6 de março de 2008

SOGROS NO SOGRÃO

Reciclemos... Como já dizia Lavoisier: “Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”...

Parecem ser aliados mas nas costas são muito traiçoeiros... Sorrisos para ali e ordens para acolá...
Os sogros são um verdadeiro problema para muitos casais...
Pessoas intrometidas e que muito dificilmente aceitam a total independência do filho. Motivo: Puro ciúme!

Nos dias que correm ouve-se, em diversas situações, homens/mulheres a falarem dos seus sogros... Normalmente, a opinião é unânime - só causam problemas ao casal... Esta ideia de que os sogros são chatos, intrometidos, que exigem as coisas feitas à sua maneira num espaço que não lhes pertence relaciona-se com a questão da independência. O filho já homem casa-se e segue o seu destino, mas para as mães estes precisam sempre delas e jamais conseguirão sobreviver sem as suas opiniões ou longe do amor materno e paterno.

Por isso, e movidas pelo ciúme, há sogras que passam a maior parte do tempo em casa dos seus filhos, arrumando-lhes a casa à sua maneira e tomando conta do lar, segundo os seus gostos e desejos, sem tão pouco se importarem com a privacidade do casal... No fundo, acabam por sentir ciúme das suas noras, pois agora quem lhes engoma a roupa são elas, quem lhes serve a refeição são elas, e é a elas que dedicam todo o seu tempo quando chegam do trabalho... Este ciúme é compreensível, desde que não ultrapasse os padrões da normalidade e do entendimento!

Sogros normais e dedicados moderadamente nunca criticam a nora ou genro...

Os sogros devem ter a noção que aquela ou aquele serão os futuros pais dos seus netos (Excepto casais inférteis ou que optem por não terem filhos LOL) e que, por isso, podem esboçar as suas opiniões, mas nunca exigirem que o casal as siga só porque eles assim o entendem. A vida do casal é um mundo alheio ao dos sogros, e estes nunca se devem intrometer nos problemas deles ou tomarem partidos desnecessários.

Outro problema muito comum, é o facto de as sogros apreciarem bastante dar conselhos quase em tom de ordem, na conduta correcta para a educação dos seus netos... É preciso que se apercebam que podem dar conselhos, mas nunca interferirem na educação dos mesmos. Como os sogros já tiveram o seu tempo de educadores, chegou agora a vez dos seus filhos também o fazerem. Perceber o significado da palavra independência é uma regra fulcral e que, infelizmente, nem todos os sogros compreendem o sinónimo...

Se os seus sogros são daqueles que gostam de interferir em tudo, tente falar com eles e explicar-lhes a situação ou então peça ao seu companheiro ou companheira para o fazer... Em qualquer dos casos lute por um melhor relacionamento... Se tal não é possível coloque-os no Sogrão...

1 comentário:

Anónimo disse...

Os meus sogros são um verdadeiro inferno...