7 de maio de 2008

ESTE CONSUMO QUE NOS CONSOME

Uma viagem sobre os valores e as novas preocupações dos consumidores, a gradual convergência entre as escolhas do consumo e a sustentabilidade, a não aceitação de uma globalização qualquer, o individualismo em choque com as manifestações de solidariedade...
Os consumidores já não são o que eram e o consumo mudou de look e natureza. Os consumidores reconhecem a importância do imaterial do consumo, mas tornaram-se igualmente calculistas, subordinando a cadeia da produção e da distribuição a uma nova lógica de necessidades e expectativas que reflectem o novo quadro do trabalho, da estrutura familiar e do espírito associativo.
O consumo é mais versátil; a hiper-escolha predomina, e os valores da ética, da transparência e da responsabilidade social pairam na atmosfera dos negócios. O consumo mudou com a Internet, com a globalização, com os confrontos entre liberais e intervencionistas a propósito dos serviços públicos, do bem comum, da segurança e das escolhas ambiental e socialmente responsáveis.
Este Consumo que Nos Consome é uma viagem sobre os valores do consumo no nosso tempo, as novas preocupações dos consumidores, a gradual convergência entre as escolhas do consumo e a sustentabilidade, a não aceitação de uma globalização económica-financeira qualquer, a problemática do individualismo contemporâneo em choque com as manifestações de solidariedade na esfera do consumo e da cidadania.
Consumidores e consumo estão implicados numa nova dinâmica que em nada acolhe os valores típicos da triunfante sociedade de consumo da segunda metade do século XX. São esses olhares sobre a sociedade de consumo actual que constituem o propósito dominante deste ensaio.
"... consumidor... ávido por saldos, sensível a reduções e promoções e a todo o momento à procura da pechincha..."; "...decidir as suas compras, baseando-se em critérios sociais, económicos, éticos e ambientais."; "... precariedade, desemprego de longa duração, formação de fortunas escandalosas e chocantes exclusões."; "...o cliente é infiel e imprevisível..."; "Não só queremos tudo de uma só vez, mas queremos tudo imediatamente."; "Considera-se que a Internet é um meio eficaz para manter laços sociais débeis que, de outro modo, se perderiam. É certo que a Internet também gera laços débeis mas activa as ligações entre os grupos de interesse..."; "Antigamente, o pior que podia dizer-se de uma pessoa é que ela se tinha vendido. Actualmente, o pior que se pode dizer de uma pessoa é que ela não está a vender-se"; "Os nossos rendimentos são imprevisíveis..."; "O subsídio de desemprego poderia ser substituído por um seguro de salário..."; "...facilidades do crédito..."
Um livro muito interessante que me foi oferecido pelo Banco Montepio Geral através de um concurso dedicado aos donos deste banco (LOL)... Valeu a pena ter participado no concurso...

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